Histórico

O Grupo de Estudos e Práticas Antroposóficas (GEPAk) foi criado em 15/04/2007, na cidade de Petrópolis-RJ, com a finalidade de instituir um grupo para a promoção e divulgação da Antroposofia nas ações de interesse social e de desenvolvimento de atividades de saúde, visando a melhoria da qualidade de vida. A idéia surgiu após uma reunião ocorrida no dia supracitado, agendada após encontro do Dr. Antônio Marques (Vivenda Santanna - Juiz de Fora - MG) com as Dra. Monika Müller (Centro de Estudos Monika Müller - Petrópolis - RJ) e Dra. Maria Claudia Nabuco (Petrópolis - RJ), e que contou também com as presenças da Dra. Márcia Groeler (Angra dos Reis - RJ) e da Sra. Paula Vianna (Rio de Janeiro - RJ). Posteriormente, houve a adesão da fisioterapeuta Christine Pouchucq (Petrópolis - RJ). Em 29/09/2007, idealizou-se a Clínica Médica Antroposófica Mikhael (CMAM) para colocar-se em prática as idéias surgidas durante as reuniões mensais; nesta importante reunião, a Dra. Letícia Malta (Juiz de Fora - MG) e o Dr. Daniel Malta (Juiz de Fora - MG), germinaram a idéia de viabilizar o atendimento médico e odontológico antroposóficos à população de Matias Barbosa - MG (Ambulatório Ita Wegman), e assim o fizeram arcando com obras que realizaram com recursos próprios, até que o Hospital Antroposófico em Matias Barbosa - MG (ainda em construção), começasse a funcionar. A logomarca do GEPAk é criada por David Gonçalves.
Pelas reuniões do GEPAk, passaram o Dr. Juarez Araujo (Juiz de Fora - MG) e o Dr. Candido Fonseca Neto (Petrópolis - RJ), a terapeuta artística antroposófica Sra. Viviane Nakayama e o Sr. Roberto Dilly, todos ajudando com sugestões para a implementação da medicina antroposófica e suas terapias como realidade na nossa região.
Paralelamente, o GEPAk/CMAM é vinculado à AAER (Associação Antroposófica Estrada Real) que é a mantenedora do 1° Hospital Antroposófico fora da Europa (supracitado). Também coordena o 1°Curso Básico de Terapias Antroposóficas que está ocorrendo em nossa cidade - com o aval da ABMA (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica)/ABMA-RJ - ligado ao Dr. Antonio Marques e ao mesmo Curso ministrado na cidade de Juiz de Fora - MG.
Em 16/02/2008, a pedra fundamental do HA-MB foi colocada e o Ambulatório Ita Wegman (AIW) foi inaugurado.
Em 27/02/2008, a Dra. Monika Müller desligou-se do grupo, o que ocasionou a transferência das palestras, do Curso em formatação e das reuniões mensais para outro endereço, posto que utilizávamos as instalações do CEMM em Correias-Petrópolis-RJ para tais atividades. Com o empenho da Dra. Maria Claudia Nabuco e da fisioterapeuta Christine Pouchucq, o grupo não esmoreceu e as palestras continuaram a ocorrer espaçadamente em outros locais de Petrópolis (UCP, Estácio.etc.), as reuniões ficaram virtuais até encontrarmos novo local para as reuniões presenciais o que ocorreu no 2º semestre de 2008 quando pudemos utilizar o auditório do INCOPE através da Dra. Léa Loureiro(atualmente estamos com reuniões de estudos semanais no Espaço Villa Vita) e o Curso está ocorrendo na Universidade Estácio de Sá - campus Bingen. O Ambulatório Ita Wegman (AIW) está em pleno funcionamento , prestando atendimento (agora só pela odontologia integral antroposófica) à população de Matias Barbosa e recebendo a(o)s aluna(o)s do Curso de Odontologia Integral Antroposófica para as aulas teóricas e práticas, sob a coordenação e orientação da Dra. Letícia Malta. O ambulatório do HA-MB iniciou o atendimento médico antroposófico em 27/06/2009.
Em 23/10/2009, foi realizada a palestra "Pedagogia Waldorf-Fundamentos Básicos" pelos pedagogos Carolina Jordão, Lélia Ponciano e Pedro Henrique Rittmeyer, membros do GEPAk, com o compromisso de mais duas ocorrerem, ainda neste ano, em sequência à inicial.
Através do "e-group GEPAk", foi formatado o I Simpósio da Sabedoria Antiga na Medicina Popular, realizado em 25/10/2009 das 08 às 18 horas.
Em 12/12/2009, formou-se a 1ª turma do "Curso Básico de Antroposofia" realizado em Petrópolis-RJ, na Universidade Estácio de Sá.
Também viabilizou-se o site "GEPAK-Mikhael" de cunho informativo e a rede social "Mikhael" aonde grupos com vários interesses podem aprofundar seus temas e trocar suas conclusões com o restante dos interessados no tema central : Antroposofia.
Em março/2010, nova turma do Curso Básico iniciou sua jornada, bem como, foi formada a 1ª turma do "Curso de Medicina Antroposófica". Em abril/2010, as aulas foram transferidas para a escola "SOS - Educação Profissional" no centro de Petrópolis.
Em 08/05/2010, participamos da organização do "I Simpósio das Medicinas Baseadas em Conhecimento", ocorrido em São Paulo-SP no qual a Dra. Márcia Groeler (membro fundador do GEPAk) foi palestrante.
Em junho/2010, a rede social "Mikhael" foi desfeita devido a mudanças na política de manutençao do site em seu endereço virtual.
Em 05/07/2010, foi apresentado o painel "Medicina x Espiritualidade" com as presenças de Leonardo Boff, Antônio Marques e Wesley Aragão, no auditório do Museu Imperial em Petrópolis-RJ, assistido com lotação total do local.
No período de 29 a 31/07/2010, tivemos o curso "O Caminho Interior do Médico e do Terapeuta" ministrado pelo Dr. Kaliks dentro do intensivo dos cursos regulares de Juiz de Fora e Petrópolis, no Colégio Opção (Petrópolis-RJ), contando também com a participação de Maria Célia Guedes (Desvendar da Voz), Dr. Antônio Marques, Viviane (terapia Artística), Luiz (Quirofonética) e Juliette (Euritmia).
Em 09/10/2010, no auditório do Palácio Rio Negro (Petrópolis-RJ), foi realizado o workshop "Saúde da Mulher : Um Olhar Antroposófico" , das 08 às 18h, com a participação da Dra. Márcia Groeler (ginecologista-obstetra) e da nutricionista Débora Valadão, com total interação com o público presente.
Em 11/12/2010, formou-se a turma do 2º Curso Básico de Antropsofia em nossa cidade.
Iniciamos 2011 com a palestra do Dr. Wesley Aragão de Moraes sobre "Salutogênese", em 26/02/2011. Em março, iniciou-se o "3º Curso de Introdução à Antroposofia" em Petrópolis-RJ. Em 21/05/2011, tivemos palestra com o Professor Daniel Pimenta sobre "Plantas Medicinais".
Iniciamos em 01/05/2011, uma relação com os contatos das instituições e profissionais com visão antroposófica, com a finalidade de divulgação por todos os meios disponíveis.
Em 22/10/2011. no ano de comemoração dos 150 anos de Rudolf Steiner , e também numa 're-fundação', houve a formalização do Ramo Mikhael - RJ perante a Sociedade Antroposófica no Brasil, representada pelo seu presidente Michael Moesch.
Em dezembro/2011, ocorrem as formaturas da 3ª turma do "Curso de Introdução à Antroposofia" e da 1ª turma do "Curso de Medicina Antroposófica", ambos na cidade de Petrópolis-RJ.
Em março/2012, iniciaram as aulas para a 2ª turma da área da Saúde que finalizaram em dezembro/2012.


E muito mais temos pela frente...